http://www.ilheus.ifba.edu.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/444427Banner_Agenda_Atividades.png http://www.ilheus.ifba.edu.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/306661banner_prosel_site.png http://www.ilheus.ifba.edu.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/530169banner_conc_prof_ef.png http://www.ilheus.ifba.edu.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/844706banner_mostra_fotografia.jpg
IFBA Ilhéus recebe projeto de geração de energia elétrica com placas solares PDF Imprimir
Notícias - Notícias 2016
Qua, 08 de Fevereiro de 2017 11:47

A Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental do IFBA Campus Salvador (CISA) disponibilizou, através do edital do MEC – Ideia Sustentável, unidades de geração fotovoltaica para todos os campi do IFBA. O objetivo da instalação não é apenas a economia com a conta de energia, mas, principalmente, a elaboração de um plano de gestão de energia elétrica para todos os campus do instituto.


Para execução do projeto, o campus Ilhéus recebeu duas unidades de geração fotovoltaica, totalizando uma potência instalada de 10 kWp. A empresa responsável está finalizando a instalação das placas solares que, depois de concluída, passará por vistoria da Coelba que deverá analisar o projeto elétrico e a qualidade da energia gerada no sistema. Com a aprovação do projeto e o sistema ligado à rede de distribuição, terá início a geração de energia elétrica no campus a partir das placas solares. A energia elétrica excedente, aquela não utilizada em horários de pouco consumo, será enviada para a rede e retornará para o campus como desconto na fatura da Coelba. O próprio sistema fotovoltaico fornecerá os dados da geração de energia, permitindo o controle da energia consumida no campus e da energia que foi enviada para a rede. Isso permitirá reduzir em até 100% os gastos com energia elétrica, a substituição de equipamentos elétricos por versões mais modernas e econômicas, e a criação de instrumentos colaborativos de apoio à gestão estratégica e ao desenvolvimento institucional.


O projeto no campus Ilhéus está sob a coordenação dos professores Maria Isabel Oliveira e Vitor Oliveira Damião, tendo como colaborador o professor Fábio da Conceição Cruz, do curso de Engenharia Elétrica da UESC e ainda os estudantes Joana Bleza Cunha Alves e Guarabira Graça Dias, ambos da turma ITI 31 do curso técnico em informática. Segundo Maria Isabel, a geração de energia elétrica a partir da energia solar permitirá o desenvolvimento de muitos projetos de pesquisa e extensão voltados para as áreas de sustentabilidade, energias renováveis e eficiência energética, contribuindo com o crescimento do campus em todas as áreas.


Para saber mais sobre o projeto do MEC, acesse aqui.

 



Compartilhe essa notícia
 







Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Ilhéus
Rodovia Ilhéus-Itabuna, km 13 - Ilhéus/BA
Tel.: +55 (73) 3656-5131 / 3656-5179