Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Instituto
Início do conteúdo da página

O Instituto

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2015, 13h37 | Última atualização em Quarta, 26 de Julho de 2017, 13h27

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), criado pela Lei nº 11.892/2008, é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA).

É uma autarquia do Governo Federal e pertence à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), que existe há 105 anos. Na Bahia, instituiu-se, em 1910, em Salvador, como a primeira Escola de Aprendizes Artífices, passando por endereços como Centro Operário da Bahia, no Pelourinho, Largo dos Aflitos e, em 1926, foi para o Barbalho, onde hoje funciona o câmpus Salvador.

Com o passar dos anos, teve distintas denominações, como Liceu Industrial de Salvador, em 1937; Escola Técnica de Salvador – ETS, em 1942; Escola Técnica Federal da Bahia – ETFBA, em 1965; Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia – Cefet/BA (resultado da fusão entre Centec - Centro de Educação Tecnológica da Bahia e ETFBA), em 1993; até chegar ao atual IFBA, desde 2008.

Com a última transformação, o Instituto passou a ter características bem peculiares, equipara-se às universidades federais; atua com a verticalização do ensino, pois oferta educação básica, profissional e superior; apresenta estrutura pluricurricular e multicampi; assume o papel de instituição acreditadora e certificadora de competências profissionais (Rede Certific).

Expansão da Rede

Com a proposta de contribuir para o desenvolvimento produtivo, social e cultural, o IFBA transforma realidades ao oferecer cursos distribuídos pelo território do Estado da Bahia.

Com o desafio de interiorizar a educação profissional e superior, a qual esteve, durante muitos anos, concentrada em grandes centros urbanos, hoje o IFBA leva o ensino público, gratuito e de qualidade para 22 cidades da Bahia. Contamos com 17 câmpus e 5 Núcleos Avançados espalhados pelo Estado. Os câmpus novos de Lauro de Freitas e Santo Antônio de Jesus estão em fase final de construção.

Nossa Missão: “Promover a formação do cidadão histórico-crítico, oferecendo ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, objetivando o desenvolvimento sustentável do país”.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Free Porn tube kacak iddaa